‘Gatos de energia’ são descobertos em clínicas, parque de vaquejada e lojas; 13 são presos no Bico do Papagaio

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Energisa resultou na prisão de 13 pessoas suspeitas de furto de energia elétrica em quatro cidades do Bico do Papagaio. A ação, que percorreu mais de 100 locais, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, ocorreu nas cidades de São Miguel do Tocantins, Bela Vista, Axixá, Araguatins e Augustinópolis.

Durante a operação, foram encontrados ‘gatos de energia’ em diversos pontos, como parques de vaquejada, bares, lojas de roupas, provedores de internet e até em uma clínica de estética. Ao todo, foram registradas 38 autuações por fraudes nas ligações de energia. Os responsáveis pelos locais com irregularidades foram detidos e encaminhados às delegacias para prestar esclarecimentos e responder criminalmente.

A Energisa informou que, apenas no primeiro semestre de 2024, mais de 29 mil MWh de energia foram desviados no Tocantins, um volume significativo que representa prejuízos tanto para a concessionária quanto para os consumidores regulares. O furto de energia elétrica é considerado crime, com pena de até quatro anos de reclusão e multa.

Apesar da operação bem-sucedida, a polícia não divulgou os nomes dos detidos. As investigações seguem para apurar a extensão das fraudes e a participação de outros envolvidos.

Sair da versão mobile