Na noite desta sexta-feira (4), em São Bento, no Bico do Papagaio, uma operação conjunta do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Civil resultou na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento em compra de votos. Entre os detidos está Evoney Fernandes, irmão de Enandes Fernandes, candidato a prefeito pelo partido Republicanos.
A ação foi desencadeada após uma denúncia, levando o promotor eleitoral Paulo Sérgio Ferreira de Almeida a realizar diligências com apoio da Polícia Civil. Durante uma blitz, os suspeitos tentaram fugir ao perceberem a abordagem, mas foram perseguidos e interceptados. No veículo, a polícia encontrou R$ 40.169 em espécie.
“Há indícios de que esse valor seria utilizado para a prática de corrupção eleitoral”, afirmou o promotor Paulo Sérgio, alertando que denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo número 127.
Os dois homens, juntamente com o dinheiro e os documentos apreendidos, foram encaminhados à delegacia, onde foi instaurado um inquérito para aprofundar a investigação.
Corrupção eleitoral
A compra de votos é caracterizada como crime pelo artigo 299 do Código Eleitoral Brasileiro, que define como ilegal “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto”. A pena para este crime pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa.
(Com informações do G1)