A atleta araguainense Fernanda Emilly Chaves foi destaque nacional após estrear nas competições da modalidade olímpica “Wrestling”, também conhecida como Luta Livre. A jovem de 17 anos conquistou a medalha de bronze durante os Jogos da Juventude, realizados este ano em João Pessoa (PB) e ficou entre os dois únicos atletas tocantinenses a conquistar uma medalha no evento.
Os jogos são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico, sendo fundamental na formação de atletas e profissionais do esporte brasileiro.
“Foi incrível, eu já estava muito feliz apenas por participar do evento, que era totalmente diferente de tudo que eu já tinha visto antes, mas fiquei encantada com cada detalhe. Eu não tinha noção da dimensão e o quão grande os jogos são e, quando consegui ganhar a medalha, a sensação de felicidade simplesmente transbordou em mim”, diz Fernanda.
Revelação do esporte
Fernanda Chaves iniciou no esporte por meio do Jiu-Jitsu e, há dois meses, iniciou os treinos na modalidade Wrestling, conquistando logo na estreia o primeiro lugar nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).
A preparação representou um verdadeiro desafio, tanto para o treinador, quanto para a atleta. “Surgiu como uma brincadeira, ela gosta de competir, e também para se testar em uma nova modalidade e agregar mais conhecimento e técnicas para o Jiu-Jitsu dela”, comentou o treinador da Fernanda e professor de jiu-jitsu, Luan Santos.
Com a conquista do Jets e motivados pelo professor Dyogo Teles, técnico da Seleção Tocantinense de Wrestling, treinador e aluna decidiram focar 100% na modalidade, deixando o jiu-jitsu de lado para buscar essa inédita conquista de pódio no Wrestling para o Tocantins com uma preparação que durou apenas dois meses.
Futuro das olimpíadas
Mais de 4.000 atletas de até 17 anos participam todos os anos dos Jogos da Juventude em 18 modalidades olímpicas, como atletismo, ginástica rítmica, judô, natação e Wrestling. O evento faz parte das ações do Comitê Olímpico do Brasil, incentivando o desenvolvimento dos atletas com o objetivo de descobrir novos talentos que irão fazer parte dos próximos Jogos Olímpicos, que serão realizados em 2028 em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A lutadora de Araguaína, Fernanda Chaves, dividiu o pódio com várias promessas do esporte, como a já medalhista olímpica de judô, Giovanna Pimenta, que chegou ao seu terceiro título de Wrestling na categoria até 49 kg estilo livre. Ela é irmã da judoca Larissa Pimenta, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
“Conhecer atletas olímpicos foi, com certeza, uma das melhores partes. Ouvir sobre suas vivências e como superaram cada dificuldade trouxe uma nova visão para mim, de que tudo é realmente possível, então participar de uma Olimpíada já se tornou um sonho e pretendo continuar treinando para que ele se torne realidade”, conclui a atleta araguainense.
Inscrições para a 23ª edição da Meia Maratona do Tocantins estão abertas e seguem até 21 de novembro
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), promove no dia 1º de...