O estágio profissional é uma das etapas importantes para o crescimento da carreira do futuro farmacêutico. Alunos do Curso de Farmácia da Faculdade de Palmas, estão realizando atividades práticas em um lar de idosos para realizar atividades de assistência farmacêutica, contribuindo com as condições de qualidade de vida dos frequentadores do local.
A Resolução CES/CNE nº 06/2017 é a que regula a formação generalista dos cursos de Farmácia no país, e preconiza a realização de no mínimo 4.000 horas aula para possibilitar que o farmacêutico consiga atuar com plenitude nos diversos campos de prática de seu exercício profissional.
Um dos três eixos que estrutura a formação farmacêutica é o Cuidado em saúde, que deve representar 50% da formação acadêmica em Farmácia, e vem a ser o conjunto de ações e de serviços ofertados ao indivíduo, à família e à comunidade, que considera a autonomia do ser humano, a sua singularidade e o contexto real em que vive, sendo realizado por meio de atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças, e que possibilite às pessoas viverem melhor.
A professora e farmacêutica Leda Terezinha Freitas, é a responsável por supervisionar as atividades com os acadêmicos, ela contou como são realizadas as atividades “Os nossos alunos tem uma preparação teórica para estarem hoje no campo de prática, e isso permite uma formação critica e reflexiva, e cumprindo o papel do farmacêutico humanista, que esta preocupado com as ações de cuidado, orientação no uso de medicamentos, avaliação da farmacoterapia aplicada e os seus resultados, bem como dos principais marcadores de saúde” destacou Leda.
As atividades práticas são realizadas em pequenos grupos o que favore um melhor aprendizado, e permite ainda mais as condições de melhor atuação na comunidade.
“Como farmacêutica e professora, não consigo enxergar a formação do futuro profissional sem que haja estágio prático”, destacou Freitas.
O Farmacêutico e Coordenador do Curso de Farmácia, também ressaltou a importância das atividades em campo.
“As diretrizes nacionais para cursos de Farmácia apontam para a formação por competência, o que pauta esses cursos para uma combinação obrigatória entre conhecimentos (domínio cognitivo), habilidades (domínio procedural) e atitudes (domínio atitudinal). Um farmacêutico competente e socialmente relevante nas suas áreas de atuação deve conseguir mobilizar e articular esses três principais domínio” destacou Paiva.
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