A Metrologia, ciência das medidas e medições, é essencial para a vida em sociedade, permitindo, por meio de dados, balizar as relações de consumo. É praticamente impossível desassociar os números da vida cotidiana: as verduras e comidas por peso, os números da bomba de combustível, a velocidade permitida nas vias de trânsito, o consumo energético das mercadorias eletrodomésticas, as etiquetas de peso dos produtos nas gôndolas do supermercado são exemplos que comprovam a presença fundamental da metrologia nas relações de consumo. Nas relações comerciais, é por meio da medição que muitos objetos são negociados – volume, peso, medida fazem parte da rotina da sociedade.
É compromisso da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) a harmonização das relações comerciais, com a proteção ao cidadão-consumidor e o estabelecimento da concorrência justa entre as empresas, por meio das ações da pasta nas áreas de Instrumentos, Pré-Medidos e Avaliação da Qualidade e Conformidade.
A Agência de Metrologia é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins.
Para o presidente da pasta, Jerônimo Júnior, a atuação do órgão reforça a importância da metrologia e das medidas na vida em sociedade. “É nosso trabalho assegurar à sociedade que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos pode ser visto como verdade, desde que tenha o Selo de Identificação da Conformidade e que atenda aos regulamentos do Inmetro”, informa o gestor do órgão.
Números reforçam o compromisso da pasta
O primeiro bimestre de 2024 encerrou com 5.990 ações metrológicas nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção. Ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, aferição de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros foram serviços ofertados pela Agência de Metrologia à comunidade.
“Trabalhamos nas ações de forma fiscalizatória e educativa, visando a proteção e a orientação da sociedade nas relações de consumo. Temos, também, o compromisso em orientar a sociedade consumidora, provendo assim relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais”, reforça o presidente da Agência de Metrologia.