As expositoras de produtos naturais e agroextrativistas que estão participando na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022) acreditam que a feira seja como uma grande vitrine para a comercialização e divulgação de seus produtos. A feira com o tema central “Integrar, Intensificar para Preservar”, iniciou nesta terça-feira, 10, e segue até o próximo sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Um bom exemplo é a expositora Elisângela Ribeiro Amâncio da Cooperativa Xambiart, do município de Xambioá, região Bico do Papagaio, disse que participar da Agrotins não é somente para vender mais também expor seus produtos, ou seja, divulgar para as pessoas “quem é visto não é lembrado, sendo uma grande oportunidade de venda, a curto, médio e longo prazo”, explica.
Elisângela disse ainda que o extrativismo tem um papel muito importante para as mulheres que trabalham com essa matéria (produtos naturais). “Fazemos a coleta dos produtos naturais, a seleção, beneficiamento e venda, como o coco babaçu que catamos na natureza. O extrativismo é tudo para nós, por isso temos o trabalho de colher, mas tendo o cuidado de deixarmos a natureza em pé. Com esse trabalho estamos conseguindo elevar o nossa fonte de renda”, lembrou.
A Expositora Adriana Coelho da Silva, integrante da Cooperativa Cooperfruto do município de Santa Maria do Tocantins, trabalha na venda dos produtos com a marca “Gosto do Cerrado”. “Nossos produtos são tanto da agricultura familiar, como do extrativismo. A Agrotins é de grande importância pra nós possamos mostrar e vender a variedade de produtos que temos como também estarmos participando das capacitações, novas experiências e encontrar novas alternativas para fortalecermos nossa produção”, ressalta.
A engenheira agrônoma da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Francisca Marta Barbosa explicou que “os produtores da agricultura familiar só de estarem expondo seus produtos já é um sonho realizado, uma vez que eles buscam não apenas a comercialização de seus produtos, mas também a oportunidade de trocarem experiência, fazerem cursos de aperfeiçoamento e compartilharem seus novos produtos e trabalhos realizados”, finaliza.