Na primeira temporada do Tribunal do Júri da Comarca de Ananás, extremo norte do Tocantins, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação de Welington Martins de Sousa, condenado pelo crime de tentativa de homicídio contra Jairo Alves Pereira. O delito ocorreu em março de 2011, após a vítima trocar olhares com a irmã do acusado em uma festa. Diante disso, o Conselho de Sentença condenou o réu, que teve pena estabelecida em 7 anos, 11 meses e 20 dias.
Outras sete condenações pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal seguida de morte, também foram sentenciadas. As penas variaram de dois a 16 anos de prisão.
Entre os réus também está Leonardo de Sousa Silva, que, em janeiro de 2014, tentou matar a facadas a ex-namorada, Alaís Ribeiro da Silva, sendo condenado a 11 anos de prisão.
As sessões da primeira temporada aconteceram entre os meses de março e junho, no Fórum de Ananás. Os réus levados ao Tribunal do Júri cometeram crimes contra a vida nos municípios de Ananás, Riachinho, Angico e Cachoeirinha.
As acusações foram sustentadas por integrantes do Núcleo do Tribunal do Júri (MPNujuri) do MPTO, os promotores Justiça Breno de Oliveira Simonassi, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, Eurico Greco Puppio e Leonardo Gouveia Olhe Blanck.