Corpo de Bombeiros Militar envia três equipes para combater fogo no Parque Estadual do Cantão

Equipe de Porto Nacional pronta para atuar no combate no Parque Estadual do Cantão

Desde última terça-feira, 30, militares do Corpo de Bombeiros, brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e brigadistas do  município de Caseara, trabalham no combate de um incêndio de grandes proporções que  começou em regiões de fazendas  e se alastrou para dentro do Parque Estadual do Cantão, na região oeste do Estado.

Para reforçar o combate, o comando geral do Corpo de Bombeiros designou mais duas equipes de outros quartéis do CBMTO para realizar uma força-tarefa com os demais grupos, para assim conseguir extinguir o fogo.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erisvaldo Alves, explica que a ação integrada faz parte do Comitê do Fogo. “O modelo de trabalho no Tocantins é assim, de integrar instituições e se ajudarem mutuamente quando for solicitado, assim trabalhamos dentro do Comitê do Fogo”, explicou.

“O Parque Estadual do Cantão é uma área muito importante para o Estado, já é atendido pelo Naturatins, pela Brigada que faz um trabalho preventivo, e nessa época também faz o combate. Essa semana foi solicitado um apoio da brigada do Naturatins que nos informou que o fogo que veio de fazendas da região teria adentrado na área do parque. E dentro desse cenário o Corpo de Bombeiros enviou de imediato uma equipe para dar apoio, e como ainda estão em combate intenso vai ser reforçado esse grupo com mais duas equipes de outros quartéis do CBMTO, sendo de Porto Nacional e Gurupi, que, somado a brigada do Naturatins que já atua na região e a  brigada do município de Caseara, entendemos que será uma força importante para fazer o controle desse fogo “, complementou o tenente-coronel, Erisvaldo Alves.

O Parque encontra-se na região centro-oeste do Estado do Tocantins, a uma distância de 250 km de Palmas, situado ao norte da Ilha do Bananal, grande planície aluvial, limite com o Parque Nacional do Araguaia, formando assim um conjunto de unidades de conservação com mais de 700.000 ha.

De acordo com informações do Naturatins, o Parque Estadual do Cantão é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia legal brasileira. Sua riqueza biológica deve-se ao fato de que o Cantão, formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e do Côco, apresenta mais de 800 lagos e um ecótono (biomas diferentes) entre o Cerrado e Floresta Amazônica.

O Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, a ariranha, o jacu-de-barriga-castanha e o pirarucu.

Sair da versão mobile