Incentivar projetos que valorizem a cultura local e promovam educação, inclusão e conscientização nas comunidades é um dos compromissos da Energisa Tocantins. E é por isso que a empresa investe em ações culturais, como o projeto Tocantins em Concerto, que começa neste sábado, dia 30, às 19h30, no auditório da Faculdade Dom Orione, em Araguaína.
O projeto é composto por quatro apresentações com a Orquestra Viva Música e grandes nomes da música regional: Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins e Lucimar. Além de Araguaína, as apresentações serão feitas também em Gurupi (07/05), Palmas (21/05) e Paraíso do Tocantins (28/05). Em todas as localidades, o ingresso deve ser trocado por 1 kg de alimentação não perecível e a arrecadação será distribuída a instituições beneficentes de cada município contemplado com o projeto.
A realização é da Associação Viva Música e do Ministério do Turismo, com apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins e patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Para o diretor-presidente da concessionária de energia, Alessandro Brum, a empresa se empenha em proporcionar a estrutura necessária para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado. “Entendemos que a nossa missão vai além de fornecer energia com qualidade e segurança e, por isso, investimos muito em ações que promovam desenvolvimento sustentável, inclusão e acesso à cultura”, enfatiza o diretor.
Pelos quatro cantos do Brasil
Além dos patrocínios realizados no Tocantins, o Grupo Energisa investe em iniciativas culturais e doações para projetos sociais em todo o Brasil. Em se tratando de iniciativas culturais, vale destacar que no cronograma estão projetos culturais incentivados ou não, que valorizam a cultura brasileira em qualquer manifestação cultural; que promovam a cultura local possibilitando o acesso de forma democrática e plural, bem como saberes e fazeres da comunidade experimentando novos formatos, com inovação; priorizam ações de formação, capacitação e circulação para fomento e desenvolvimento cultural; e ainda promovam a acessibilidade e inclusão dos mais diversos públicos.