Em alusão ao Setembro Amarelo, Secretaria dos Esportes e Juventude participa de programação em Aguiarnópolis

A função social atribuída à Secretaria dos Esportes e Juventude é contemplada por trocas de saberes capazes de transformar os espaços. Deste modo, o projeto itinerante Tenda Jovens Transformadores, que tem a finalidade de democratizar ações afirmativas direcionadas aos jovens, dessa vez desembarcou no Bico do Papagaio e fez parte de uma série de ações em parceria com a Prefeitura de Aguiarnópolis. Mais de 100 jovens foram atendidos pelas atividades que tiveram como temática principal a campanha do Setembro Amarelo.

A Gerente de Políticas Públicas para a Juventude da Seju, Luana Porto, destaca que esse período da infância para adolescência e juventude é cercado de mudanças, responsabilidades e vários outros anseios que incidem na saúde mental desses jovens. “Foi um momento muito gratificante e enriquecedor. Nós conseguimos trabalhar a temática com os jovens que se mostraram interessados, fazendo várias perguntas. Nós conseguimos fazer a escuta desses jovens com suas demandas, o que eles querem de melhorias para a sua cidade, o que eles necessitam enquanto politicas públicas de juventude que diretamente se reflete na saúde mental desse jovens”, explicou. Também participou da ação, a Diretora de Juventude da Seju, Júlia Albuquerque.

Programação

A programação em alusão ao Setembro Amarelo teve a parceria da Prefeitura Municipal, que mobilizou os profissionais da Rede Municipal de Educação, Assistência Social, Saúde, Associação de Juventude de Aguiarnópolis (AJA), Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Articulação do Selo Unicef no município, para tratar de temas como saúde mental e prevenção ao suicídio.

A ação contou com uma roda de conversa no Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva onde foram trabalhadas temáticas como saúde mental e emocional e também na Escola Municipal Degraus do Saber, no qual  foram discutidos temas como saúde mental e emocional; ansiedade; pressões familiares e sociais; bullying; discriminação racial e de gênero; além de outros assuntos. A programação teve seu encerramento na feira coberta, com apresentações culturais desenvolvidas pelos jovens da AJA, do Grupo de Convivência do Cras e do Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva.

A ação também contou com apresentações dos projetos desenvolvidos pela Secretaria dos Esportes e Juventude. Além disso, foi realizada uma dinâmica de escuta das demandas dos jovens do município, por impactarem diretamente na saúde mental desses jovens. “Dialogamos que para promover um estado de bem-estar e assegurar uma saúde mental equilibrada precisamos pensar e cuidar também da nossa saúde física, de questões emocionais e também promover justiça social e qualidade de vida para esses jovens, que se faz na efetivação de políticas públicas para a juventude”, destacou a gerente de Políticas Públicas para a Juventude da Seju, Luana Porto.

Vale lembrar que os jovens podem procurar os canais de atendimento e apoio, como o Centro de Valorização da Vida pelo disque 188, além de redes de atenção e proteção, como os Centros de Saúde da Família e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde esses jovens terão apoio e acompanhamento psicossocial.

Sair da versão mobile