Equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Tocantins, liderada pelo secretário Fábio Vaz, participa do Encontro regional da coordenação das ações da educação básica, do Ministério da Educação (MEC). A reunião acontece nesta quinta-feira, 28, e na sexta-feira, 29, em Campo Grande (MS).
O encontro reúne representantes das secretarias da educação da região centro-oeste e do Tocantins para discutirem os desafios regionais da educação básica, traçar linhas de ação, propostas de iniciativas, boas práticas e oportunidades existentes, com a finalidade de construir uma agenda regional para coordenação de ações para a educação.
Na pauta as ações de recuperação das aprendizagens; conectividade e tecnologias educacionais para aprendizagem; Novo Ensino Médio; qualidade na educação infantil. Pautas que estão norteando as principais ações da educação na atualidade e que exigem um planejamento integrado dos estados.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, destacou que as discussões coletivas ajudam a fortalecer as práticas desenvolvidas nas escolas. “São temas fundamentais nesse retorno das atividades presenciais, no pós-pandemia. A implantação do Novo Ensino Médio é uma política nova do Governo Federal, mas que, a partir do que já foi desenvolvido, podemos trocar algumas experiências”, ressaltou.
O secretário destacou ainda que o formato das discussões ajudam na elaboração de uma agenda participativa. “Podemos ouvir a proposta do Ministério da Educação, a partir das apresentações dos técnicos e na sequência darmos as nossas contribuições, considerando as realidades em que cada Estado está inserido”, ponderou Fábio Vaz.
Do Tocantins, além do gestor da Seduc, participam do encontro na capital sul-mato-grossense, a superintendente de Educação Básica, Markes Cristiana Oliveira e a diretora de Planejamento, Patrícia Macena. “A pandemia trouxe novos desafios para educação e esses momentos de socialização ajudam a enriquecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido nos estados. Um desafio do Tocantins pode ser um desafio já vencido em outro estado e estamos fazendo essa troca de experiências considerando as diretrizes do Ministério da Educação”, pontuou Markes Cristiana Oliveira.
Deixe o Seu Comentário