Com o objetivo de fomentar a participação de estudantes da rede pública e particular de ensino em modelos de debates realizados em fóruns internacionais, tem ocorrido seletivas para participar de uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, 18 estudantes tocantinenses foram selecionados para representar o Estado e irão participarão em Brasília, do Modelo Internacional Brasil, em dezembro.
Esse programa de simulação da ONU no Brasil visa integrar estudantes em modelos de debates realizados em fóruns internacionais com os conselhos da ONU. Isto é, são atividades extraclasses, na qual eles simulam as reuniões realizadas pela Organização das Nações Unidas com os países membros para debater assuntos relacionados com os atuais problemas mundiais.
Em Palmas, esse processo classificatório foi realizado nos dias 5 e 6, denominado de Inter Brasil Tocantins. Dos 18 alunos selecionados, cinco deles são do Centro de Ensino Médio Tiradentes, Adrielle Muriel Gabriel Feitosa, Jasmine Martins Soares, Jorge Luiz Escobar Carvalho, Maria Eduarda Alves Neiva e Meirielly Gonçalves Coelho. E dois deles, do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, que são Ana Carolina Pimenta dos Santos e João Matheus Câmara. Os demais estudantes são de escolas privadas.
A professora de História do CEM Tiradentes, Karoline Rebouças, comentou sobre a relevância dessa atividade para os estudantes. “Destacamos o desenvolvimento de habilidades e competências sociopolíticas voltadas para o protagonismo juvenil que foi o foco das negociações durante o Inter Brasil Tocantins, representando uma oportunidade para todos que participaram”, explicou.
Os jovens classificados participarão de atividades em Brasília e o vencedor ganhará uma viagem para os Estados Unidos, com o objetivo de participar de uma etapa internacional da simulação que ocorrerá na Universidade de Harvard, localizada no estado de Massachussets.
O estudante Jorge Luiz falou da sua alegria em participar desse evento. “Que experiência incrível, me proporcionou grandes evoluções em vários aspectos e conheci pessoas maravilhosas”, frisou.
A estudante Adrielle Muriel também comentou a sua participação na atividade. “Foi uma experiência muito produtiva. Gostei de participar dos diálogos, das negociações e representar um país significou uma grande oportunidade”, comentou.
A experiência foi muito significativa para a estudante Maria Eduarda. “Foi uma experiência enriquecedora, aprendi muitas coisas, com por exemplo, melhorar a postura, e como representar um país, saber negociar, improvisar ter a sua rede de contatos”, concluiu.
Experiência do Colégio Militar
O professor de História Ederval Camargo Rocha, do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya explicou que a escola participa do programa desde 2018 e ressaltou o quanto a ação é relevante para a vida dos estudantes. “Nessa simulação da ONU, os estudantes desenvolvem capacidades de retórica, de debate, desenvolve a inteligência emocional, porque eles aprendem a defender uma ideia, a ouvir, a avançar e a recuar em seus argumentos dependendo de situações”, sintetizou.
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