Governo do Tocantins assina ordem de serviço para reforma de unidade escolar e dá posse à nova diretora Regional de Colinas

Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

A comunidade escolar do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco já pode comemorar, pois a tão esperada obra de reforma da unidade escolar de Colinas se concretizará. No sábado, 21, o Governo do  Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), assinou a ordem de serviço autorizando o início da construção de passarelas cobertas, reforma dos pisos, dos forros, dos banheiros, da quadra, do paisagismo e a implantação do projeto de prevenção e combate a incêndio. Será investido mais de R$ 1,3 milhão na escola com recursos estaduais.

Na ocasião, também foi empossada a nova diretora Regional de Educação de Colinas, Josefa Almeida de Sousa Cunha, licenciada em Magistério e graduada em Direito. A educadora lecionou em escolas de Colinas e também possui experiência como servidora pública, com passagem pelo Ministério dos Transportes e pelo Congresso Nacional.

O governador Wanderlei Barbosa destacou que sua gestão tem feito um trabalho voltado para a execução de obras e para a valorização dos professores, que são fundamentais na formação de todas as outras profissões. “A educação é a base de tudo. Se temos bons médicos, engenheiros, advogados e tantos outros profissionais, devemos isso às nossas escolas e aos professores”, enfatizou.

O secretário, Fábio Vaz, reiterou a confiança que tem na nova diretora regional de educação de Colinas. “Hoje, a nossa alegria é dupla porque estamos dando posse à Josefa, uma excelente profissional. Também viemos anunciar mais uma importante obra de reestruturação do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco”, ressaltou o titular da Seduc, complementando que isso é uma demonstração de que a Educação vive uma fase de avanço e valorização dos seus profissionais.

Centro de Ensino Médio

Atualmente, o Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco oferece o ensino médio em tempo integral para 207 alunos e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 76 estudantes. Tendo iniciado suas atividades em 1972 em um prédio cedido por outra escola, a partir de 1973 passou a funcionar com estrutura própria.

Assim como outras unidades da rede estadual de ensino, a escola adota o modelo pedagógico focado no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes, em consonância com as diretrizes do Novo Ensino Médio. Neste sentido, os alunos são orientados a desenvolver competências aliando habilidades pessoais, linguagens, valores culturais, conteúdos escolares e administração das emoções.

O diretor escolar Wescley Oliveira da Silva atua desde 2015 na unidade que será reformada e conhece bem o que precisa ser melhorado. “Essa obra representa um grande avanço para toda a comunidade escolar. Teremos um espaço adequado que vai proporcionar mais qualidade e melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem”, pontuou.

Já o aluno Matheus Xavier, 18 anos, destacou que a escola oferece um bom preparo aos estudantes que querem ingressar no ensino superior. Para ele, a melhoria na estrutura física vai trazer mais conforto e motivação a todos, refletindo diretamente no trabalho que já vem sendo desenvolvido.

Sair da versão mobile