O Governo do Tocantins realizou no sábado, 21, uma força tarefa de cirurgias ginecológicas no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). Ao todo 10 procedimentos foram realizados, com objetivo de atender as demandas reprimidas paralisadas por causa da pandemia pela Covid-19.
O mutirão acontece por meio do programa Opera Tocantins. Segundo a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchôa, “a ação vem atendar uma demanda da comunidade. Vamos atender as mulheres com maior agilidade e diminuir o tempo de espera, com qualidade e dignidade”, pontuou.
Patrícia Silva Carvalho de Jesus, moradora de Augustinópolis, é uma das atendidas na ação, vai realizar a cirurgia de histerectomia total e ressaltou a importância do procedimento. “Estou muito feliz, embora muito nervosa. O atendimento que estou recebendo da equipe dentro do hospital está sendo excelente. Esperei muito tempo na fila, graças a Deus hoje finda esta espera”, finalizou.
Eletivas
As cirurgias eletivas voltaram a ser realizadas em todo o Tocantins, resultado do esforço do Governo do Tocantins e de todas as equipes multiprofissionais dos hospitais geridos pelo Executivo. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que de 20 de outubro de 2021 a 30 de abril de 2022, 3.661 procedimentos foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo pacientes em fila da Central Estadual de Regulação.