Pacientes do CER de Araguaína recebem cadeiras de rodas e de banho adaptadas para cada deficiência

Mais 15 pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) de Araguaína receberam cadeiras de rodas e de banho, nessa terça-feira, 27. A doação faz parte de um programa da Saúde de Araguaína em parceria com o HA (Hospital de Amor). Já foram entregues 76 unidades e outras 12 têm previsão até novembro. As cadeiras são adaptadas para cada deficiência na Oficina Ortopédica, outro serviço municipal gratuito oferecido no local.
“Esse lugar aqui é um marco para Araguaína, se não existisse teríamos que ir para Brasília. Depois do trauma do acidente, do meu filho ter que amputar a perna por causa de uma bactéria que poderia matar ele, ainda viveríamos outro de ter que ir tão longe para fazer o tratamento”, afirmou a moradora do Bairro São João Maria Morais, de 47 anos, que é mãe do Kaio Morais, de 22 anos. O jovem é um dos pacientes do CER e foi beneficiado pela doação.

Kaio havia recebido uma prótese para a perna por meio da Saúde de Araguaína. Agora, recebeu duas cadeiras, de rodas e banho, com capacidade ideal para o seu peso. “Eu aprendi a andar com a prótese, mas é difícil ir muito longe e a cadeira que eu tenho é emprestada e não me aguenta. Com essa nova vai ser melhor fazer as minhas coisas, de vender os bonés para ajudar na renda e ir à academia”, contou o jovem.

Outra beneficiada com as cadeiras de rodas e de banho é Emilly da Silva, de 7 anos, que é moradora do Setor Tiúba, e nasceu prematura de seis meses com paralisia cerebral. Em seu caso, a cadeira é adaptada para que suas pernas e tronco fiquem alinhados, sem risco de queda. Já a cadeira de banho se parece com uma pequena maca, que pode ser elevada para que o cuidador faça a limpeza da menina com mais conforto e qualidade no chuveiro.

Atendimento completo
“Eu sou paraplégica, já nasci assim, e tenho que comer para ficar forte”, contou a menina Emilly. A meta da menina é uma recomendação nutricional que recebeu no CER, explicou a avó Luzia Farias, de 55 anos. “A nutricionista explicou que ela precisa ganhar peso para se sentar melhor. Ela ama aqui porque tem ótimos profissionais, e já passou também por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, neuropediatra, psicólogo e oftalmologista”.

Outras especialidades disponíveis no local são médicos fisiatra, otorrino e psiquiatra, musicoterapeuta, profissional de educação física, pedagogo e fonoaudiólogo.

Acima da meta
Além dos pacientes, participaram da entrega a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, o médico e diretor da Reabilitação do HA, Daniel Marconi, e técnicos do CER e Oficina Ortopédica. “O nosso trabalho com a Prefeitura de Araguaína ultrapassa a parceria, é uma irmandade. Com isso, nós conseguimos mais. A meta de atendimento do Ministério da Saúde é de 700 por mês, e a gente está conseguindo realizar mais de 1.000”, explicou o diretor.

Como ter o atendimento
O CER de Araguaína atende pacientes de 64 municípios da região norte e já quase superou a marca de 100 mil procedimentos realizados, tendo mais de 7 mil pacientes no segundo semestre de 2022, sendo 928 deles ativos.

É localizado na Rua Barcelona, no Loteamento Cidade Nova, na divisa com o Residencial Lago Azul, e o acesso ao tratamento é feito via encaminhamento de um médico da Atenção Básica. A consulta na UBS (unidade básica de saúde) próxima de casa deve ser solicitada por meio do 0800 da Saúde (0800 641 2200).

Sair da versão mobile