Uma ação conjunta realizada pelas Polícias Civil do Tocantins e do Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira, 18, em Confresa (MT), resultou na prisão de um homem foragido do Tocantins pela prática de crimes contra a companheira no âmbito de violência doméstica. A ação foi deflagrada por policiais civis da 63ª Delegacia de Paraíso do Tocantins.
O delegado José Lucas Melo explicou que a prisão se deu após compartilhamento de informações entre a equipe da 63ª DP e os investigadores da Delegacia Regional de Confresa, onde foi possível localizar o indivíduo, de 36 anos, que fugiu do Tocantins após praticar os crimes de violência doméstica e ameaça contra a companheira e descumprir medidas protetivas que lhe foram impostas.
“Os crimes foram praticados pelo autor durante o ano de 2023. Em razão disso, foi imposta pelo Poder Judiciário uma série de medidas protetivas, que foram descumpridas e o sujeito fugiu para o Mato Grosso”, frisou o delegado José Lucas.
Por meio de um extenso e minucioso trabalho investigativo, os investigadores da 63ª DP descobriram o paradeiro do indivíduo. Em seguida, os policiais civis entraram em contato com a Polícia Civil do estado vizinho e passaram a trabalhar em conjunto visando prender o indivíduo.
A partir de então, a equipe do delegado-regional Bruno Gomes, chefiada pelo inspetor Volnei Paz, realizou os atos que resultaram no cumprimento do mandado na tarde de hoje.
Recolhido à cadeia pública local, o homem, agora ficará à disposição do Poder Judiciário tocantinense e deverá recambiado nos próximos dias para a Comarca de Paraíso a fim de responder pelos crimes que lhe são imputados.
O delegado responsável pelo caso, José Lucas Melo, afirmou que a prisão ocorrida hoje no Mato Grosso, além de demonstrar que a aplicação da lei ocorrerá independentemente de fuga, também ressaltou a importância da atuação conjunta das polícias judiciárias de ambos estados.
“Essa harmonia e integração entre as instituições dos dois estados só demonstra o comprometimento da Polícia Civil com a investigação criminal, a qual visa sobretudo, identificar, localizar e prender autores de crimes diversos, estejam eles onde estiverem. Nesse sentido gostaria de agradecer o empenho dos investigadores da 63ª DP de Paraíso que não mediram esforços para localizar o foragido e enaltecer a colaboração e suporte dos colegas da PJC-MT, nas figuras do delegado-regional, Bruno Gomes de do Escrivão Volnei Paz”, frisou.