Projeto de professores de Colinas do Tocantins é premiado a nível Nacional e Estadual

No dia dos professores, comemorado hoje,15 de outubro, a Prefeitura de Colinas do Tocantins, parabeniza a todos, apresentando o projeto de professores colinenses, que conquistou 1º lugar, em 2019 entre trabalhos, no Brasil, no “Ocupação criança – Instituto Avisa lá” e este ano, o 2º lugar, no Estado do Tocantins, com o Selo ‘Quem Educa, Faz!

O projeto, com o nome: “O nome próprio no contexto de reflexões sobre o sistema de escrita na educação infantil’, foi desenvolvido pelos professores Divina Eterna; Cisele Ortiz, Ana Leide Rodrigues de Sena Góis, Sergio Marcos da Silva e Maria Aparecida dos Reis Gonçalves Silva, da Escola Municipal Maria Pereira Guimarães, em Colinas do Tocantins e teve como principal objetivo aproximar as crianças de práticas educacionais mais dinâmicas e atrativas, relacionadas à escrita.

A metodologia foi realizada com alunos do jardim II, no ano de 2019, onde eles trabalharam em sala de aula, com a escrita do nome próprio, a fim de compreender a importância e os parâmetros da formação da palavra, a partir de um processo de ensino aprendizagem que fosse interessante e familiar às crianças.

Uma das idealizadoras do projeto, a professora Divina Eterna destaca que este é um momento muito feliz. “Sempre tivemos muita vontade de mostrar nosso trabalho, trabalhamos com a formação continuada e vimos que dá certo colocar as técnicas em práticas, no dia a dia dos alunos”.

A Professora acrescentou que o projeto faz a aproximação da cultura escrita para as crianças. Com a dinâmica, os alunos da educação infantil, podem pensar na escrita de uma forma que tu vê sentido e pensam pra que escrevo? Para que se ler?

Quando pensam no nome deles, e trabalham com ele, veem a diversidade que tem nas letras, como se escreve o nome deles, a diversidade de sons, de combinações e etc.

Sair da versão mobile