Com o Estado do Tocantins em alerta devido ao aumento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza nesta semana, eventos destinados aos profissionais de saúde e equipes municipais de vigilância das Arboviroses. As capacitações sob coordenação da Gerência de Vigilância das Arboviroses focam no manejo clínico do paciente suspeito de Chikungunya, Dengue e Zika e nas orientações para o fortalecimento das ações de vigilância das arboviroses no Estado do Tocantins.
A oficina de Manejo Clínico e Vigilância das Arboviroses foi ministrada nesta quarta-feira, 27, para os profissionais de saúde que atuam em pronto atendimento pediátrico, na Capital. A atividade foi realizada em conjunto com a equipe de vigilância epidemiológica do município de Palmas.
“O sucesso no tratamento do paciente com arboviroses está diretamente associado ao manejo clínico correto, que pode evitar complicações e óbitos. Os profissionais de saúde, principalmente na porta de entrada das emergências, necessitam estar atentos aos sinais e sintomas das doenças”, explicou a gerente da Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno.
Vigilância
Já no período de 26 a 29 de abril, equipes municipais de vigilância das arboviroses, das oito regiões de saúde, participam, de forma online pela plataforma do Google Meet, da ‘Reunião Regionalizada para Direcionamento Estratégico das Ações de Vigilância das Arboviroses’.
“O objetivo dessa ação é fortalecer a vigilância das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em nosso território, a partir do monitoramento sistematizado da situação entomo-epidemiológica, assim, necessitamos do engajamento dessas equipes, pois é necessário aprimorar constantemente as ações de vigilância das arboviroses, visando reduzir a ocorrência de casos de Chikungunya, Dengue e Zika, e minimizando a ocorrência de casos graves e óbitos”, reforçou a Gerente.
Dados
Os dados relativos às casos de Chikungunya, Dengue e Zika estão disponíveis no site da SES-TO. https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-de-dengue-chikungunya-zika-e-febre-amarela-monitores/6aqzbftl85g2