Custodiados da Unidade Penal de Porto Nacional concluem curso de Funilaria Automotiva

No total, cinco pessoas privadas de liberdade receberam a qualificação, que contou com a monitoria de um dos custodiados da unidade

Cerimônia de formatura contou com a presença de representantes do Senai, Senac, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Igreja Universal. - Créditos: Danielly Duarte/Governo do Tocantins

A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou nesta sexta-feira, 13, mais uma formatura de custodiados do Sistema Penal, desta vez, do curso de Funilaria Automotiva. A qualificação foi realizada na Unidade Penal de Porto Nacional, onde cinco pessoas privadas de liberdade tiveram a oportunidade de aprender sobre o nicho mercadológico que abrange a estética de veículos.

A formatura dos cinco custodiados foi prestigiada pelo secretário da Pasta, Deusiano Amorim, que reforçou a importância do incentivo ao mercado de trabalho para os que estão no Sistema Penal.

“Agradeço a todos os envolvidos na preparação dessas atividades, por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, e esse é um setor que temos um cuidado intenso, pois é por meio dele que levamos às unidades as qualificações, atendendo aos custodiados. Vamos caminhando com essas profissionalizações, que além de trazerem conhecimento, viabilizam a remição, e fazendo com que os egressos cheguem à sociedade com essas qualificações”, disse o gestor.

Monitoria

O curso teve a duração de 160 horas, e contou com a monitoria de um dos custodiados da unidade, projeto Monitoria PPL em que os próprios presos aprendem uns com os outros e compartilham experiências. Durante as aulas práticas os cursandos recuperaram a pintura de dois veículos do Sistema Penal que foram disponibilizados pelo Setor de Transportes da Seciju.

O chefe da Unidade Penal, José Ribamar, ressalta que tem efetivado parcerias para que os custodiados estejam sempre em capacitação. “É importante essas parcerias, pois quem sair daqui com conhecimentos, já sai empregado porque todos os dias existem demandas de empregabilidade. Temos uma metodologia altamente humanizada aqui e seguimos essa linha sempre tendo o maior respeito pelos reeducandos”, frisou o chefe.

O coordenador que atua na Gerência de Reintegração Social Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Norton Rodrigues, também participou da formatura e destacou que a Seciju tem atuado com parcerias para a utilização da mão de obra carcerária, inclusive para a recuperação de veículos de demais secretarias, o que proporciona a remição de pena. Segundo ele, outras iniciativas serão realizadas, como cursos de maquiagem, olericultura orgânica.

O evento ainda contou com a presença do gestor de frota da Seciju, Reivaldo Ferreira, que realizou a vistoria dos dois carros que tiveram a pintura recuperada pelos custodiados, além da representante da juíza de execução penal da 2ª Vara Criminal de Porto Nacional, Umbelinda Lopes, Raquel Cavalcante; dos representantes do Senac, Lúcia Córdula e Clerinston Córdova; representante do Senai, Patrícia Vaz; representante da Igreja Universal, Pastor Fabrício Cardoso; e, representante da Defensoria Pública do Estado, Heurisvane Lima.

Além da entrega dos certificados, o momento foi utilizado pelo orador da turma para fazer agradecimentos relativos aos conhecimentos obtidos durante a qualificação.

Entrega de uniformes

Na ocasião, houve ainda a entrega de 250 kits de uniformes direcionais aos custodiados, que foram fabricados por mão de obra carcerária da Unidade Penal Feminina de Palmas, Unidade de Tratamento Penal do Cariri e Unidade Penal Regional de Palmas.

Sair da versão mobile