TAF realizado em 2021, candidatos percorrem o circuito montado junto da estrutura do CBM/TO – Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
A seleção de brigadistas temporários é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com recurso repassado via Termo de Execução Descentralizada – TED, da Semarh, na ordem de 1,3 milhão para a contratação de 80 brigadistas florestais temporários.
Durante dez dias de inscrição, que ocorreram de 16 a 26 de maio, um total de 1.063 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo do Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado do Tocantins.
Palmas foi o local que recebeu mais candidatos, com um total de 306 inscritos, seguido de Araguatins com 205, Araguaína com 134, Gurupi 116, Porto Nacional 109, Colinas do Tocantins com 77, Dianópolis com 60 e por último Paraíso do Tocantins com 56 candidatos.
Os 1.063 inscritos vão disputar as 80 vagas disponíveis distribuídas nos oito municípios do Estado. São 16 vagas para Palmas; 10 para Araguaína; 10 para Gurupi; 10 para Porto Nacional; 10 em Colinas do Tocantins; 10 para Araguatins; 10 para Dianópolis e 04 para Paraíso do Tocantins.
O edital completo pode ser acessado no site do CBM/TO e da Defesa Civil Estadual.
Seletiva
A próxima etapa dos candidatos é o Teste de Aptidão Física (TAF) ocorre na segunda-feira, 30, na Unidade Bombeiro Militar (UBM) para a qual o candidato se inscreveu. De caráter classificatório e eliminatório, o TAF visa avaliar a capacidade do candidato para o desempenho das atribuições referentes às exigências próprias da função de brigadista.
De acordo com o edital, para realizar o TAF, os inscritos deverão se apresentar com documento de identidade e atestado médico originais, ou cópia autenticada em cartório, específico para tal fim, emitido há, no máximo, 30 dias anteriores ao Teste de Aptidão Física.
O TAF
O Teste de Aptidão Física consiste em caminhada de 2.400 metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 quilos. O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos, não sendo permitido correr, apenas caminhar. O objetivo da prova é avaliar a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato.
O TAF será realizado às 7 horas da manhã em todas as cidades. Em Palmas, a prova será no 1° Batalhão de Bombeiros Militar -1º BBM, localizado na Quadra 403 Sul, Avenida LO-09 com Avenida NS-05.
Em Porto Nacional, será na Orla da Matriz, localizado na Avenida Beira Rio, ao lado da quadra de esporte, Centro.
Em Paraíso do Tocantins, será na Rua Bernadinho Maciel nº 149, Centro , Paraíso.
Já em Araguaína os candidatos vão realizar a prova no 2º Batalhão de Bombeiros Militar situado na Rua Deusariana Ayres S/Nº Setor das Autarquias Estaduais. Em Araguatins será na 3º Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, localizada na Pista de corrida do Estádio Municipal, Avenida Castelo Branco, Vila Cidinha.
Os candidatos inscritos para Colinas do Tocantins vão realizar o TAF na Rua Zelda Gudis S/Nº , Setor Santa Maria, próximo a Escola de Tempo Integral, Professora Odete Carvalho dos Santos.
Em Gurupi, o teste será no Centro Olímpico Edberto Moreira Aguiar, Jardim Boulevard, Gurupi – TO.
Em Dianópolis, a prova será no Kartódromo de Dianópolis, cruzamento da Rua Honório José Cardoso com Aimorys, Setor Bela Vista.
Curso de Formação
Os classificados serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Brigadistas de Incêndios Florestais, a ser realizado entre os dias 06 e 10 de junho, nas sedes das Unidades do CBM/TO. O curso será ministrado na modalidade presencial e contará com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 36 horas, sendo que as formações poderão acontecer no horário diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Os selecionados poderão receber uma indenização para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando no mínimo o equivalente ao dobro das horas de serviço voluntário cumprido.
Deixe o Seu Comentário