Nesta segunda-feira (30), os professores de Araguaína iniciaram uma paralisação de dois dias. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), será realizada uma reunião para tratar os próximos passos das manifestações nesta terça (31).
O ato aconteceu em frente à sede da prefeitura para cobrar o poder público o reajuste de 33,24% nos salários.
Até o momento, segundo a categoria, o reajuste feito pela prefeitura na educação foi de 10,28%. Em janeiro deste ano, o governo federal anunciou um aumento de 33,24% no piso salarial dos professores . A diferença ainda é de quase 23% para chegar à média nacional.
A presidente do Sintet Regional de Araguaína, Rosy Franca, gravou um vídeo desmentindo o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues sobre o os recursos da Educação. Segundo mostra a sindicalista, o saldo financeiro da educação municipal é de mais de 40 milhões (R$ 40.964.209,17).
Os dados que ela apresenta são demonstrativos do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de Araguaína.
“Recursos tem, e nós estamos provando para a sociedade que tem disponibilidade financeira sim, falta gestão sobre os recursos do Fundeb que devem ser aplicados para a valorização dos profissionais da educação. E é isso que estamos cobrando, o reajuste do piso para valorização da carreira”, disse Rosy Franca.
Deixe o Seu Comentário