O serviço de Otorrinolaringologia é retomado no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), no Bico do Papagaio. A população da região passa a contar com consultas e cirurgias nesta especialidade. Cinco cirurgias de amigdalectomia foram realizadas de 1 a 3 de julho, com pacientes regulados pela Central Estadual de Regulação, obedecendo a fila de espera por estes procedimentos eletivos.
Segundo a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa, “o serviço estava suspenso por falta de profissional especialista, que recentemente, foi contratado, graças ao esforço da Gestão Estadual em manter e reabrir serviços especializados. A inclusão desse profissional no rol de nossa unidade garante a prestação de assistência especializada aos usuários na região Bico do Papagaio, melhorando o atendimento dos nossos usuários”, disse.
Uma das pacientes beneficiadas é Ludemilla Santos Almeida, 23 anos, moradora de Ananás, que disse passar bem após o procedimento cirúrgico e está agradecida por todo atendimento recebido no hospital. “Estou feliz em ter sido atendida e agora é só ir pra casa para a recuperação total”, afirmou.
Dados
O Estado do Tocantins encerrou o primeiro semestre de 2022 com 4.111 cirurgias eletivas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número expressivo supera a produção total de 2021 (2.729), 2020 (2.626) e 2018 (4.110). A média de produção prevê a superação também de 2019, quando se iniciou o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como ‘Opera Tocantins’, e foram realizadas 5.844.
Dados da Central Estadual de Regulação, por meio do Sistema de Gerenciamento de Fila de Espera (SIGLE), apontam ainda que nos últimos nove meses, foram realizadas 5.303 cirurgias eletivas, média recorde dos últimos seis anos.
Deixe o Seu Comentário